IDEB de Santarém cresce 2 pontos percentuais nas séries do 1º ao 5º ano

 

Santarém cresceu dois pontos percentuais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021. Os números correspondem aos anos iniciais (1º ao 5º ano).

Em 2019, ano do último do Ideb, o município alcançou 5,2. Agora, em 2021 a nota subiu para 5,4, um crescimento de dois (2) pontos percentuais em comparação à 2019. A mesma pontuação se dá nos anos finais (6º ao 9º ano) onde o município também cresceu dois pontos percentuais com 4,6 em 2019 e subindo para 4,8 em 2021.

Os resultados do Ideb 2021 para escola, município, unidade da federação, região e Brasil são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Saeb 2021 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2021.

A assessora de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) Jéssica Ninas avalia o desempenho das escolas municipais. Segundo ela, as escolas públicas de Santarém, assim como em todo território brasileiro e até mesmo mundial, sofreram graves consequências provenientes da pandemia do novo Coronavírus.

“Nesse cenário catastrófico onde a escola precisou adaptar-se a uma nova realidade e que a conexão com a internet foi o meio mais viável para o ensino, para nós foi mais um ponto limitante. Como fazer educação nos lugares mais longínquos sem poder ter contato um com o outro e nem sequer energia elétrica, quanto mais internet para ministrar aulas on-line? Diante das dificuldades os profissionais da educação não se acovardaram e lutaram com as armar que tinham, a esperança e a capacidade de se reinventar. Mesmo sem poder ir à escola, a escola chegou até elas por meio das atividades compiladas feitas pelos professores e enviadas e recebidas a cada 15 dias”, disse Jéssica.

Ainda segundo Jéssica, passo a passo o ensino foi mantido, se não da forma ideal, mas da forma como era possível e hoje com as escolas estão funcionando cem por cento presencialmente e pouco a pouco voltando a realidade.

“O resultado do crescimento do Ideb é motivo de orgulho para nós pois, mesmo com todos os desafios da pandemia, o IDEB de Santarém cresceu dois pontos percentuais nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e outros dois nos anos finais (6º ao 9º)”, acrescentou.

0 Comentários