Campanha de doação de sangue é realizada no Hospital Regional do Baixo Amazonas

 

Nesta quarta-feira (26), o HRBA promoverá uma campanha de doação de sangue, em parceria com o Hemopa, com o tema “Você ainda tem tempo para salvar vidas!”.

Colaboradores do hospital, acompanhantes de pacientes e o público geral podem participar e doar. A campanha começa às 7h30 e segue até às 17h, na sala do Centro de Estudo e Pesquisa (CEP) da unidade.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do oeste do Pará e é abastecido diariamente com as bolsas de sangue doadas no Hemopa.

Só este ano, o HRBA já utilizou 4.696 bolsas de sangue – de janeiro a setembro. Alguns procedimentos, como por exemplo cirurgia cardíaca, podem demandar a utilização de até 15 bolsas de sangue para garantir a segurança do paciente durante o atendimento.

“O hospital é o maior consumidor de hemocomponentes do centro regional de Santarém, pelo perfil oncológico que nós temos. Em função disso, precisamos auxiliar na reposição do estoque do hemocentro, por isso realizamos regularmente as campanhas de doação de sangue”, explica a responsável técnica da Agência Transfusional, Dra. Terezinha Leão

O tema escolhido para esta campanha é um alerta para a importância deste ato de solidariedade. “A gente nunca tem tempo para nada, sempre estamos na correria. Então estamos propondo uma reflexão, de quantas pessoas ao nosso redor precisam de um gesto como esse. Uma doação pode salvar não só uma, mas várias vidas”, enfatiza a médica.

Critérios para a doação

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde, alimentado e apresentar documento de identidade com foto no momento da doação. Para menores de idade, a autorização dos pais também é necessária.

Quem teve covid-19 precisa esperar 10 dias após a cura para poder doar. Já quem se vacinou contra a doença, pode fazer a doação depois de sete dias. 

SERVIÇO

Campanha de Doação de Sangue do HRBA

Dia: Quarta-feira, 26 de outubro

Horário: das 7h30 às 17h

Local: Sala do Centro de Estudos e Pesquisa (CEP) no HRBA

Endereço: Avenida Sérgio Henn, 1100 – Diamantino.

0 Comentários