Termina o Çairé 2022 com ritual da derrubada dos Mastros: Homens ganham a disputa


O Ritual da Derrubada dos Mastros marcou o encerramento do Çairé 2022 de Alter do Chão nesta segunda-feira (19). 

Às 8h, houve a folia e as bênçãos aos visitantes e turistas presentes. Em seguida, o Capitão conduziu a procissão com a saraipora e o arco da santíssima trindade até os mastros no centro da Praça do Çairé.

Houve a retirada das frutas que simbolizam a fartura da festa e das bandeiras, uma branca e outra vermelha, que foram entregues as pessoas que serão o juiz e a juíza do Çairé 202. Em seguida, iniciou a derrubada. Cada mastro recebia golpes de machados que eram dados em revezamentos entre homens e mulheres, numa disputa sadia de quem derruba primeiro.

Os homens conseguiram vencer a disputa e derrubaram primeiro. Os mastros foram levados em cortejo para dentro do Lago dos Botos, onde foram guardados.

Houve ainda a ‘varrição’, aonde os foliões vão até as barracas da festa para receber em forma de doação os ingredientes para a produção do tarubá, bebida de origem indígena que foi distribuída ao público presente.

O ritual foi finalizado com muita folia e danças como Macucauá, Desfeiteira, Quebra-Macaxeira e a cecuiara, que o almoço de confraternização.

 “Graças a Deus retornamos com o Çairé em sua totalidade. Foi uma festa para todos e fechamos com chave de ouro esse retorno. A tradição continua de pé e cada Çairé será sempre melhor que o outro. Viva a cultura e viva a nossa história”, festejou Osmar Vieira, juiz do rito tradicional do Çairé.

“Vou voltar em 2023 e certamente trazer mais pessoas comigo porque é uma festa que nos banha de cultura e de magia. Um espetáculo que poucos têm o privilégio de participar”, disse a administradora de empresas, Vânia Mafra, turista que veio de Santa Catarina.

Fonte e fotos: Prefeitura de Santarém

0 Comentários