’Macucauá: Celebrar a vida’ e ‘Amor que faz a tradição’ são temas dos Botos para o Çairé 2022

Os Botos Cor de Rosa e Tucuxi já apresentaram os temas para o festival, no Çairé 2022. ‘Macucauá: Celebrar a vida’ é o tema do Boto Cor de Rosa, que será apresentado no dia 16 de setembro (sexta-feira), no Lago dos Botos.

Para o presidente do Boto Cor de Rosa, Miguel Wanghan, a apresentação do tema já é uma prévia do que a população vai apreciar em setembro. “Foi uma noite linda e agora os brincantes vão trabalhar mais nas coreografias. Esse ano nosso tema será ‘Macucauá: celebrar a vida’, porque queremos levar alegria para o povo e mostrar nossa cultura. Além disso, queremos destacar o poder que a arte pode fazer na vida das pessoas. Por dois anos não apresentamos por conta da pandemia, agora vamos voltar com toda força e amor que temos”, destacou.

Já o Boto Tucuxi este ano vai defender o tema “Amor que faz a tradição”. Segundo o presidente Toninho Araújo, serão feitas várias homenagens e uma delas será para um dos fundadores do Boto Tucuxi, o Mestre Chuica. “Para este ano, prometemos realizar um espetáculo, levando em consideração que a tradicional disputa dos botos no Çairé não aconteceu por conta dos problemas enfrentados pela pandemia, o que causou muitos malefícios para as agremiações e para própria população conterrânea. No entanto, a diretoria não se deixou abalar, contando com um grandioso time que irá defender seus respectivos itens”, frisou.

Novo Formato

Este ano, o Festival dos Botos será realizado em dois dias. A apresentação da Associação Folclórica Boto Cor de Rosa será no dia 16 de setembro (sexta-feira), e do Grupo Sociocultural Boto Tucuxi no dia 17 (sábado).

Çairé

A Festa Çairé é considerada por muitos estudiosos a maior expressão cultural da Amazônia. Congrega rituais religiosos, danças, músicas, culinária e encenação da lenda do boto, com o confronto dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, que foi introduzido na festa em 1997.

O Çairé está sob a responsabilidade da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Namazônia e Prefeitura de Santarém. A programação será realizada no período de 15 a 19 de setembro, na vila de Alter do Chão, em Santarém|PA.

Fonte: Ailanda Tavares/ Foto: Arquivo

0 Comentários